terça-feira, 5 de agosto de 2008



Caricatura – A Porta


Abra a porta e leia que o resto é surpreza.


[Mais:]


Estava Doug e eu. Caminhávamos para o ponto de ônibus e entre uma conversa e outra ele soltou uma expressão que certamente é muito sábia:


“FAZER CARICATURAS É COMO ANDAR DE BICICLETA,

QUANDO SE APRENDE NUNCA ESQUECE”.

Pensei sobre isso, e poeticamente cheguei à conclusão: se de bicicleta você chega a lugares que a pé seriam mais distantes, com a caricatura também se alcança um grau muito importante para evoluir tanto como pessoa quanto ilustrador.

Primeiro você começa a enxergar um mundo diferente, onde não existe apenas o que se olha, mas detalhes que te levam a uma nova dimensão, e uma vez lá dentro, você começa a fazer perguntas diferentes, vive experiências novas, tem grandes sacadas sobre ilustração, mercado de trabalho e uma porção de outras coisas que estariam muito mais distante sem a velocidade e praticidade da bicicleta.

Com a minha experiência pessoal sempre entendi a caricatura como uma professora que ensina de forma introspectiva, e mais ainda, como uma porta de entrada para aqueles que sonham em começar a trabalhar com desenho, independente da área em que se deseja crescer... E de tudo que foi dito, o mais importante é ter essa visão de que o ciclo nunca acaba e que abrir a porta de entrada é só o inicio de um longo esforço para atingir seu objetivo.

A nossa conversa continuou e debatemos as outras dimensões além da Caricatura, que são: A Ilustração, os Quadrinhos e Animação e o quanto é importante ter esses conhecimentos para criar novos caminhos. Mas essas e outras conversas ficam para uma próxima vez.

Esperam que tenham gostado.


Abraços e até a próxima.


Mr. K.


Por 42: "O Segredo do Universo."


6 comentários:

Unknown disse...

Sabe, nunca tinha visto as caricaturas com esses olhos...sempre achei que as caricaturas que o Roll fazia de mim eram simplesmente um pretesto para me zuar ^^...zuera...
Acabeid e chagar a conclusão de que deveria aprender a fazer caricaturas, porque gosto muito de arte...gsoto de ir em museus e admirar o s qudros. Mas não em contenho em rir e/ou ficar muito indignada quando vejo uma tela inteira pintada de vermelho com uma listra preta no meio numa parede em destaque no meio da exposição, como se fosse algo muito cvriativo...talvez se eu fizesse caricaturas fosse capaz de entender aqueles quadros tb...ou não? Será que eu sou tapada mesmo?

Unknown disse...

Olá Ana Caroline!

O objetivo principal da caricatura é “divertir e dar asas ao entretenimento”, jamais magoar alguém: “Caricatura é alegria”. =]

Não sei se fazendo caricaturas você entenderá a "Arte"... Porque às vezes o conceito expresso pelo artista é exatamente o contrário, é parecido com tentar entender certas ações humanas: “Impossible”. =]

Mas há uma semelhança interessante entre a Arte e a Caricatura, e essa semelhança é o publico quem cria: Para apreciá-las é preciso antes “Educar o Olhar”, para enfim aceitar uma coisa que é nova e que acrescentará um novo ângulo de visão a você. O mesmo serve para o paladar, para a audição e etc.

Às vezes as obras primas são engraçadas mesmo, e educando o olhar “algumas obras de arte” ainda continuam engraçadas, ou vão para o nível da classe “bizarra” hehe... O importante é que você tome “consciência” da sua importância para quem a vê.

Eu particularmente sempre gostei de Artes Plásticas, mas precisei aprender a separar a Arte da Ilustração... Uma caricatura pode ser um trabalho artístico, mas na postagem do blog eu a mencione no sentido de ser uma porta para o “desenho comercial”, que dá seguimento a ilustração, desenho publicitário e etc. Resumindo, o desenho de mercado são aqueles que você faz já pensando na aceitação do público consumidor, já Artístico ela nasce da mesma forma que se planeja parir um filho, muitas vezes partindo do ego e não do eu coletivo.

Beijão

&

Obrigado pelo comentário.

Mr. K.

Roll disse...

Ah, quem disse que não é pra magoar alguém!?!?
Tem muita gente, ai que faz isso para magoar sim, para assim ter um maior retorno em cima daquilo.

Unknown disse...

Na minha visão do que é ser caricaturista... Posso assegurar que isso não é nada profissional...

Abraços.

Unknown disse...

Só complementando... Eu quis dizer dentro da minha humilde opinião o que se deve fazer e como se deve enxergar a caricatura para se abrir as portas... Sem focar o que fazem de errado, porque isso fecharia as portas e seria o oposto do que desejo a todos. Focar o lado ruim é muito negativo... Prefiro dizer o que acho certo e deixar o resto com a consciência de cada um.

"MAS É ISSO AÍ, NÃO MAGOEM NINGUÉM... Rs Rs..."

Abraços!

Unknown disse...

Olá Kleber, obrigado pelas explicações...=D...e Roll, então quer dizer que vc quis me magoar quando fez minha caricatura? =(...palhaço...

è eu não entendo mesmo nada de arte comercial...mas gosto memso de artes, não importa qual seja o objetivo final, desde que encha meus olhos... e na verdade Kleber, as vezes eu acho que caricatura tem a ver com outros tipos de artes sim, por exmplo a arte plástica... tem alguns quadros, como os de Di Cavalcanti, com aquelas coisas exageradas... dá pra relacionar, não dá não?

Beijos!