Morre um mestre

segunda-feira, 11 de agosto de 2008


Morreu Eugênio Colonnese no último dia 08/08/2008.

[Mais:]

Morreu na madrugada desta sexta-feira (08/08/2008) o desenhista Eungênio Colonnese, um dos mais antigos autores de quadrinhos que atuaram no país.
O motivo oficial da morte foi falência múltipla de órgãos. Ele enfrentava problemas de saúde desde o começo do ano. O quadro se agravou nas últimas semanas.
O enterro do desenhista será neste sábado, às 9 da manhã, no Cemitério da Vila Assunção, em Santo André, no ABC paulista.

Fonte: Blog dos quadrinhos

---------

Não tenho lá muito a ser dito por mim, sendo que existem outros meios de comunicação mais famosos, com mais textos, e mais recursos, que já comentaram sobre a morte, deste que para mim era um mestre sim. Não que seu desenho era o melhor do mundo, e que sua técnica era imbatível (confesso que vim a conhecer os trabalhos de Colonnese quando estava procurando por algo de Serpieri). Mas ele tinha algo maior, que algumas vezes, falta em vários artistas. Que era, amor pelo que fazia e para onde fazia.
Um dos nossos maiores autores de quadrinhos era italiano, e pô, o cara morreu aqui. A parte mais importante de sua carreira foi feita aqui no Brasil, ele transformou sua vida neste país. Pô, isso tem de ser comentado. Ele poderia ter ido para a Itália, ter sido parceiro do Manara, e ter sido muito famoso, mas não!!! Ele se dedicou ao nosso país, viveu, criou sua carreira e morreu aqui. Acho que isso é que tem de ser levado em conta desse grande mestre.
Ele teve um sonho, uma profissão, uma profissão difícil ainda de se seguir e continuar nela, e dedicou ela a nós.
O máximo que posso fazer é dedicar esse espaço que é pequeno, se comparado com o valor que ele agregou a nossa cultura.


1 comentários:

Deco! disse...

Sim que legal da parte do blog em dedicar uma palavra a esse mestre que foi, e que continuara sendo, o Colonesse. Descobri seu trabalho em uma daquelas revistas de "aprendar a desenhar sozinho" os comentarios que ele fazia nos exercicios foi que fez perceber sua paixão pela arte do desenho, enfim digo aqui, que por seu trabalho Colonesse merece ser chamado de mestre.